Taubaté adia vencimento da primeira parcela do IPTU para 20 de março
A Prefeitura de Taubaté prorrogou para 20 de março o vencimento da primeira parcela do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e da Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo de 2026. A nova data também vale para quem optar pelo pagamento em parcela única com desconto de 10%. Segundo a administração municipal, a mudança tem [...]

A Prefeitura de Taubaté prorrogou para 20 de março o vencimento da primeira parcela do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e da Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo de 2026. A nova data também vale para quem optar pelo pagamento em parcela única com desconto de 10%.
Segundo a administração municipal, a mudança tem como objetivo ampliar o prazo para que os contribuintes possam se organizar para o pagamento do tributo.
Os carnês virtuais já podem ser acessados no site da prefeitura. Já os carnês impressos começaram a ser distribuídos e devem chegar gradualmente às residências do município.
Parcelamento e descontos
Os contribuintes podem dividir o imposto em até 10 parcelas mensais, com vencimento sempre no dia 10, entre abril e dezembro.
Além do desconto de 10% para pagamento à vista até 20 de março, também existe a possibilidade de quitar o tributo até 10 de abril, com desconto de 5% sobre o valor total.
Em 2026, foram emitidos cerca de 140 mil carnês no município.
Nova planta de valores
Os valores do imposto foram atualizados com base na Lei Municipal nº 6.159/2025, que aprovou a nova Planta Genérica de Valores Imobiliários da cidade.
A legislação estabelece um limite de aumento anual de até 20% em relação ao valor pago no ano anterior. Caso o cálculo do novo valor venal ultrapasse esse limite, o contribuinte pagará apenas até esse teto, e o excedente será aplicado gradualmente nos anos seguintes.
Revisão do valor
Os contribuintes que desejarem contestar o valor do imposto podem solicitar revisão do tributo por meio de protocolo online no site da prefeitura, utilizando a plataforma 1Doc, na opção “Apresentação de Impugnação/Recurso de IPTU”.
Taxa de coleta de lixo
A Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo também já pode ser consultada online. O carnê físico será entregue junto com o do IPTU, mas com folhas em cores diferentes, para facilitar a identificação.
O cálculo da taxa leva em consideração a área construída do imóvel, multiplicada pelo valor base da categoria do imóvel, definido na Lei Municipal nº 6.158/2025. O resultado é expresso em UFMT (Unidade Fiscal do Município de Taubaté), atualizada anualmente.
Para 2026, os valores aproximados são:
-
Residencial: cerca de R$ 1,25 por metro quadrado
-
Comercial: cerca de R$ 2,09 por metro quadrado
-
Industrial: cerca de R$ 7,31 por metro quadrado
Plantão para tirar dúvidas
Para atender os contribuintes, a prefeitura ampliou o horário de atendimento no prédio do Tesourinho de Taubaté, no Centro da cidade, que funcionará até as 18h30.
O espaço oferece orientação para quem precisa de ajuda para acessar o carnê virtual, esclarecer dúvidas sobre o imposto ou solicitar revisão do valor.
📍 Endereço: Rua Carneiro de Souza, 99 – Centro, Taubaté
Para agilizar o atendimento, é recomendado levar:
-
documentos pessoais
-
inscrição municipal (BC)
-
carnê do ano anterior (se disponível)
-
escritura do imóvel (se disponível)
Leia também
Quase mil famílias no Vale e Litoral Norte podem perder desconto na conta de luz
Neoenergia Elektro alerta 911 famílias em 20 municípios sobre risco de perda da Tarifa Social por falta de atualização cadastral
Vale do Paraíba06/10
Taubaté: prazo para pedir isenção de IPTU e Taxa do Lixo termina em 31 de outubro
Contribuintes que atendem aos critérios precisam solicitar o benefício para 2027; pedido pode ser feito pela internet ou presencialmente
Vale do Paraíba02/10
São José dos Campos cria 1.055 empregos formais em agosto; serviços e indústria lideram
Saldo de empregos com carteira assinada foi mais que o dobro do registrado em julho; cidade acumula 3.792 novas vagas em 2026
Vale do Paraíba01/10



